Repensando a ASA: cooperação para a paz e o Desenvolvimento Sustentável – uma nova ASA para um novo cenário internacional”

Data de inserção: 17/04/2015

Nos dias 26 e 27 de março de 2015, foi realizado, em Brasília, o seminário “Repensando a ASA: Cooperação para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável – uma nova ASA para um novo cenário internacional”.

A Cúpula América do Sul-África (ASA) foi concebida como um mecanismo para promover a cooperação direta e o diálogo político entre as duas regiões. A ASA reúne 66 países dos dois continentes – 12 sul-americanos e 54 africanos –, correspondendo a cerca de um terço do número de Estados-membros das Nações Unidas.

Com o objetivo de subsidiar a IV Cúpula América do Sul e África (ASA), o Seminário avaliou o processo desenvolvido até o momento e traçou novos rumos para o mecanismos de diálogo político.

Saiba mais sobre o seminário em:

“Repensando a ASA: Cooperação para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável – uma nova ASA para um novo cenário internacional”, no blog Diplomacia Pública

Briefing do Embaixador Flávio Damico, Diretor do Departamento de Mecanismos Inter-regionais do Ministério das Relações Exteriores, sobre o Seminário

Histórico da Cúpula América do Sul - África, do Ministério das Relações Exteriores

Para mais informações sobre a ASA:

PAUTASSO, Diego; ALBANUS, Adriana Pilar. O Brasil e a Cúpula América do Sul-África: um país emergente nas relações sul-sul. Revista Século XXI, Porto Alegre v. 3 n. 1, jan-jun 2012. 2012.