×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 549

A Convergência de Momentos entre o Brasil e a África: A Política Externa do Governo Lula e a NEPAD

Data de inserção: 26/11/2014

 

"Quando se fala em relações Brasil-África no século XXI, a maior parte da produção acadêmica brasileira enfatiza os avanços que o governo Lula trouxe, em especial, quando comparado ao governo Fernando Henrique Cardoso. De fato, na primeira década dos anos 2000, essas relações foram incrementadas e ganharam dinamismo que merecedestaque, mesmo quando comparado a outros momentos da política externa brasileira em que as relações com a África foram ativas, como nos anos 1970.

Esse aprimoramento nas relações, porém, não é mérito exclusivo da política externa brasileira. Na África, o decênio em questão foi caracterizado pelo Renascimento Africano, o qual teve seu espírito expresso no documento The New Partnership for AfricaDevelopment (NEPAD). A NEPAD é um programa da União Africana, adotado em 2001, com propostas autóctones e levadas a cabo por africanos com o objetivo de reverter a situação de pobreza e colocar os países africanos, tanto individualmente quanto coletivamente, no caminho do crescimento e desenvolvimento sustentáveis e acabar com a marginalização da África no processo de globalização."

 

VILAS-BÔAS, Júlia. A Convergência de Momentos entre o Brasil e a África: A Política Externa do Governo Lula e a NEPAD. Publicado em: 28 abr. 2011 Disponível em: <http://mundorama.net/2011/04/28/a-convergencia-de-momentos-entre-brasil-e-africa-a-politica-externa-do-governo-lula-e-a-nepad-por-julia-covre-vilas-boas/>Acesso em: 28 abr. 2011.