Avanços da Rede de Think-Tanks do Sul (NeST)

Data de inserção: 26/03/2015

 

A Rede de Think Tanks do Sul (Network of Southern Think Tanks – NeST) foi estabelecida em abril de 2014, durante a primeira reunião de Alto Nível da Parceria Global para a Efetividade da Cooperação. Seu objetivo é proporcionar uma plataforma global para que centros de pesquisa do Sul Global possam colaborar na geração, sistematização, consolidação e compartilhamento de conhecimento sobre as abordagens da Cooperação Sul-Sul e sua relação com o desenvolvimento internacional.

O encontro de lançamento da seção brasileira aconteceu no dia 26 de fevereiro 2015, organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Centro de Estudos e Pesquisas BRICS (BPC) da PUC-Rio, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), a Articulação Sul e a Gestão de Interesse Público (GIP). O lançamento da seção brasileira do NeST buscou reunir pesquisadores e partes interessadas da cooperação internacional para o desenvolvimento com vistas a estabelecer as diretrizes operacionais da rede no Brasil, assim como um plano de trabalho para identificação e elaboração da abordagem específica do país a essa cooperação e sua contribuição para a rede global do NeST.

Entre os dias 2 e 5 de marços de 2015, aconteceu a Oficina Técnica da NeST na África do Sul onde os participantes debateram sobre “Definição e Contabilidade da Cooperação Sul-Sul”, “Gestão da Informação e criação de um hub institucional para a Cooperação Sul-Sul”, “Avaliando o impacto da Cooperação Sul-Sul” e “Determinando a qualidade e efetividade da Cooperação Sul-Sul”. Os documentos dessa seção podem ser encontrados na página do South African Institute for International Affairs