×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 549

O Futuro da Cooperação para o Desenvolvimento - O papel crescente dos doadores emergentes

Data de inserção: 03/11/2014

O cenário do financiamento para o desenvolvimento se torna cada vez mais complexo e diversificado. Provedores de cooperação para o desenvolvimento, alguns deles considerados países em desenvolvimento, contribuem para essa mudança. Este engajamento não é novo e alguns deles fornecem há muitos anos cooperação para o desenvolvimento. A novidade está na crescente robustez desses atores, tanto em termos econômicos quanto políticos.

Em termos políticos, os provedores de cooperação enfatizam suas diferenças com os doadores do CAD e alguns adotam uma postura crítica. Eles promovem um modelo de parceria mutuamente benéfico e rejeitam um arranjo hierárquico entre doador e beneficiário. Com frequência, também rejeitam a definição de AOD usada pelos doadores do CAD.

Melhor informação sobre estes provedores de cooperação é essencial. Atualmente as avaliações sobre a cooperação para o desenvolvimento desses países são inevitavelmente incompletas. As estimativas são parciais e, em muitos casos, imprecisas; avaliações mais detalhadas sobre o processo decisório, mecanismos de distribuição, composição e impacto estão severamente limitadas.

A falta de transparência limita a capacidade de contribuição dos cidadãos, países parceiros, sociedade civil, comunidade internacional e doadores governamentais para melhorar a accountability, o processo decisório, a alocação dos recursos e o impacto. O aperfeiçoamento da informação aumentaria as oportunidades de beneficiar mais as pessoas que vivem num estado de pobreza. (Tradução do original inglês por Jones de Freitas)

 

DI CIOMMO, Mariella. O Futuro da Cooperação para o Desenvolvimento - O papel crescente dos doadores emergentes. ed Development Initiatives. Bristol: 2014. 29p.

 

Acesse o relatório abaixo (PDF). Também disponível em inglês.