×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 550

Padrões de comércio e clusters comerciais: China, Índia, Brasil e África do Sul no comércio global

Data de inserção: 25/06/2014

O artigo analisa a evolução da especialização e dos padrões comerciais da China, Índia, Brasil e África do Sul e outros países da OMC. Ele procura fornecer uma resposta para as seguintes perguntas: Há uma tendência para uma multipolarização dos padrões comerciais? Se sim, os países em questão estão liderando os novos clusters entre eles ou com outros países emergentes? E ainda, esta multipolarização tem um elemento regional inserido?

O artigo trata das seguintes questões apresentando; i) um mapa mundial dos clusters comerciais envolvendo os membros da OMC e China, Brasil, India e Africa do Sul; ii)uma comparação dos grupos e suas características chave na última década; e iii) os principais impulsionadores das tendências dos clusters. A novidade desse estudo é dupla: primeiramente, ele adota um conjunto de dados mais abrangente para uma ampla gama de países e dimensões comerciais; e em segundo lugar, ele traz um olhar evolucionista nas tendências dos clusters. Os resultados empíricos não apresentam nem um fenômeno notável de multi-polarização, nem evidências significativas desses países como um grupo separado e/ou aglomeração regional.

(traduzido do original)

NENCI, Silvia; MONTALBANO, Pierluigi. Trade patterns and trade clusters: China, India, Brazil and South Africa in the global trading. Department of Economics - University Roma Tre, Working Paper n° 125, 2011 ed. Roma: 2011. 28p. Disponível em: <http://dipeco.uniroma3.it/public/WP%20125%20Nenci%20Montalbano%202011.pdf> junho 2014.