×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 549

Investimentos privados e o desenvolvimento internacional: A experiência brasileira

Data de inserção: 01/10/2014

O novo monitor 'Private Investment and International Development: The Brazilian Experience' procura analisar a crescente tendência que liga as iniciativas de cooperação para o desenvolvimento com investimento privado. O monitor analisa a ampla gama dos papéis que o setor privado tomou e os possíveis impactos sobre as praticas de desenvolvimento e cooperação, sob duas perspectivas diferentes: uma que identifica essa associação como “amigos desconfortáveis”; e a outra que vê essa associação como 'parceiros necessários'.

O Monitor aponta, também, para a ligação direta dessa relação com o contexto de crise financeira e os efeitos políticos dos países emergentes e suas politicas econômicas, especialmente as do Brasil, China e India, alterando o foco de volta ao papel do estado em fomentar o desenvolvimento, principalmente através de suas politicas industriais. Essa perspectiva sustenta que ao invés de ‘amigos desconfortáveis’, o setor privado é um parceiro necessário. Nesse sentido, a interseção entre o setor privado dentro da ‘comunidade de ajuda’ e a cooperação Sul-Sul vai além da divisão Norte-Sul."

 

ASSUNÇÃO, Manaíra; ZOCCAL, Geovana; ESTEVES, Paulo. Private Investment and International Development: The Brazilian Experience. ed BPC Policy Brief V. 4. N. 07 April - May, 2014. Rio de Janeiro: 2014. 12p. Disponível em: <http://bricspolicycenter.org/homolog/Projetos/Interna/146> outubro 2014.