A cana-de-açúcar brasileira é destacada como uma alternativa limpa, renovável e sustentável em comparação aos combustíveis fósseis. Este produto ganhou visibilidade internacional devido as suas vantagens ambientais, econômicas e sociais, o que permitiu alcançar os mercados mundiais. O objetivo deste estudo é identificar quais medidas levaram o Brasil a promover a internacionalização do etanol. Levando em consideração as estratégias público e provadas, centros de pesquisa e entidades privadas. A metodologia utilizada para a análise sistêmica permitiu a apresentação da situação atual e os desafios da internacionalização do etanol por que o Brasil pode utilizar seu etanol como fonte de vantagem competitiva internacional e assumir a liderança na produção e comércio de biocombustíveis. (traduzido do original)
CAPELLARO, Angélica Ferreira; GANDRA, Anamaria Guimarães; LIBONI, Lara Bartocci; GALINA, Simone V. R. Internationalisation of Brazilian ethanol: An analysis of the current scenario . ed African Journal of Business Management, Vol. 6(42). Ribeirão Preto: 2012. 10p. Disponível em: <http://academicjournals.org/article/article1380384383_Capellaro%20et%20al.pdf> julho 2014.