Sites de Referência - Refugiados

Total de 28 ocorrências

Active Learning Network for Accountability and Performance

A ALNAP foi estabelecida em 1997, como um mecanismo para fornecer um espaço de aprendizagem, responsabilidade e desempenho do setor de ajuda humanitária, na sequência da Avaliação Conjunta de Assistência  Emergente para Ruanda (JEEAR, na sigla em inglês). O JEEAR é o sistema mais amplo de avaliação de uma resposta internacional para uma crise humanitária. Isso gerou uma demanda para maior profissionalismo do setor humanitário. O site da organização contém diversos materiais sobre avaliação da ajuda humanitária, relatórios sobre respostas urbanas às crises humanitárias, papel de atores internacionais nos desenhos de ações humanitárias, entre outros. 

 

 

VISITE O SITE

Overseas Development - Migration and Refugees

Historicamente, a mobilidade humana  tem contribuído para o desenvolvimento, crescimento e mais amplamente para a  mudança econômica e social de indivíduos e sociedades. No entanto, a gestão da migração global possui muitos desafios. O trabalho do Overseas Development Institute examina como é possível enfrentar estes desafios e como o desenvolvimento internacional pode contribuir para gerir as migrações. Através de pesquisa, eventos, engajamentos da mídia e organizações parceiras, o ODI oferece evidências e dados importantes para desnudar a realidade destes processos e informar o debate público.

VISITE O SITE

Women's Refugee Comission

A Women's Refugee Comission tem como objetivo melhorar a vida e proteger o direito das mulheres, crianças e jovens deslocados por conflitos e crises. A organização pesquisa as necessidades dos refugiados, identificam soluções e defendem programas e políticas para fortalecer capacidade de resistência, assim possibilitando mudanças na prática humanitária. Desde sua fundação em 1989, a WRC tem um dos maiores centros de especialistas dedicados às necessidades de mulheres e meninas refugiadas, bem como as políticas que podem protege-las e capacitá-las. 

 

VISITE O SITE

Refworld - ACNUR

A página Refworld contém diversos relatórios que abordam a situação dos países de oriegem dos refugiados, documento sobre políticas específicas para proteção, acolhimento e integração, juriprudência no campo de refúgio e outros arquivos vinculados às leis nacionais e internacionais no tema. Os documentos foram selecionados a partir dos escritórios locais do ACNUR, de ONGs regionais, instituições acadêmicas e orgãos judiciais. Ferramenta poderosa e fácil, o site foi desenvolvido para atender aos mais altos padrões e melhores práticas de administração de informações online. Ele permite navegar numa coleção de mais de 167 mil documentos, seja por região, por autor, por tema ou palavra-chave, e por tipo de documento. Tem ainda uma poderosa ferramenta de busca textual e opções de pesquisa avançada, incluindo a possibilidade de utilizar sinônimos e variações de termos. 

VISITE O SITE

Plataforma Wiki ADUS

A Plataforma Wiki Adus de Informações a Refugiados faz parte do Projeto Informadus e é baseada na premissa de que as pessoas que chegam em situação de refúgio são indivíduos proativos, autônomos e articulados - e que, quando bem informados, conseguem encontrar e seguir seu próprio caminho. É focando ajudá-los a encontrar esse caminho, ou seja, esse trajeto rumo à reinserção social, que o acesso à informação está sendo uma prioridade do Instituto Adus. A plataforma foi criada com base na ferramenta Media Wiki que facilita muito a edição do conteúdo e permite engajar um número muito grande de voluntários, de forma que qualquer pessoa que tem interesse possa ajudar a compartilhar mais informações. Esta iniciativa visa ser um espaço de comunicação entre os refugiados e a rede de suporte ao refúgio, para que organizações e pessoas que trabalham com a causa possam trocar informações e proporcionar uma estrutura cada vez mais acolhedora e efetiva para a população de refugiados que buscam asilo no Brasil.

VISITE O SITE
Página 1 de 6